15 de maio de 2010

Recursos enegéticos não renováveis

Os recursos enegético da Terra não são infinitos e, por outro lado diz-se que não são renováveis: a sua formação, no decorrer de uma história geológica, foi tão lenta que não tem comparação possível com o ritmo em que estão a ser explorados e consumidos. Cerca de 80% da energia consumida em 1985 foi obtida a partir do petróleo, carvão e gás natural.

O aumento da utilização dos recursos enegéticos reflecte a evolução técnica (desde a máquina a vapor ao microcircuito), assim como o crescimento da população humana.
O rápido aumento do consumo do petróleo depois da Segunda Guerra Mundial, por exemplo, é indicativo do desenvolvimento da indústria e dos transportes.
O máximo consumo relativo de carvão teve lugar por volta de 1920; o petróleo atingiu o seu consumo máximo relativo no princípio dos anos setenta, com pouco mais de 40%.
Espera-se que o gás natural, menos poluente, aumente a sua contribuição para o consumo total de energia.

 

Reflexão: Como todos sabem, os recursos energéticos da Terra vão acabar por se esgotar, mas isso não impede que continue a haver um crescimento progressivo no desenvolvimento da indústria e transporte.

Fonte: http://jpff.no.sapo.pt/trabs/ciencias/recursos/recursosenergeticos.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário