O carvão foi a energia utilizada na primeira fase da Revolução Industrial mas constitui, ainda hoje, um recurso energético muito importante, nomeadamente na produção de energia eléctrica e aço.
O petróleo é um recurso não renovável resultante da transformação da matéria orgânica, constituindo actualmente a fonte de energia mais utilizada e a base da actual sociedade industrial. A sua utilização é fundamental na produção de energia eléctrica, combustíveis para os transportes e máquinas industriais, e ainda como matéria-prima para um conjunto diversificado de produtos (plástico, por exemplo).
Esta fonte de energia substitui historicamente o carvão.
O gás natural em conjunto com os dois recursos energéticos atrás referidos constitui, actualmente, as principais fontes de energia doméstica e indústrial.
A energia nuclear apesar de ter sido recebida com muito entusiasmo, devido ao seu potencial energético e baixo custo, tem sido progressivamente abandonada em consequentes impactes e problemas relacionados com os resíduos agravados após o acidente de Chernobyl.
Reflexão: Neste texto, damos a conhecer várias fontes de energia, vários recursos energéticos não renováveis e o modo como são utilizados, que permite que o nosso país se desenvolva relativamente à indústria e na produção de energia eléctrica, para os transportes e outros
Os recursos não renováveis e a sua utilização são dos temas mais falados actualmente. Pensamos que devemos reduzir a sua utilização visto que, por oposição a estes, os recursos renováveis são mais rentáveis.
ResponderEliminarMRFD :)