19 de abril de 2010

Rochas Magmáticas

As rochas magmáticas têm origem na consolidação do magma, que corresponde ao material rochoso que se encontra no estado líquido, no interior da Terra. Se o magma consolidar à superfície, originará rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas (basalto e riólito). Se o magma consolidar em profundidade, originará rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas (gabro e granito).
O mesmo magma pode, dependendo do local da sua consolidação, originar rochas diferentes, como acontece com os pares granito/gabro e basalto/riólito. O granito e o gabro resultam da consolidação de um magma em profundidade, pelo que o magma que lhes dá origem arrefece lentamente. Devido ao lento arrefecimento do magma, em profundidade, a totalidade do magma vai originar cristais maiores ou de menores dimensões, apresentando uma textura cristalina. Quando o magma solidifica à superfície ou próximo dela, como acontece nos vulcões, o magma arrefece rapidamente, não existindo nem tempo nem espaço para a formação de matéria cristalina, isto é, cristais, possuindo a rocha uma textura hemicristalina ou uma textura amorfa.




Reflexão: As rochas magmáticas formam.se pelo arrefecimento e, pela cristalização do magma. O magma é uma mistura complexa de material rochoso no estado de fusão e contêm fracções voláteis de material gasoso e sólido. Origina-se da fusão parcial da porção inferior da crosta ou da porção superior do manto.

Fonte: http://www.infopedia.pt/$rocha-magmatica

Sem comentários:

Enviar um comentário