Como se sabe a própria Terra tem a sua energia nativa, como é prova disso os vulcões e os sismos. Essa mesma energia pode ser conduzida para colocar em funcionamento geradores de electricidade e para aquecimento de casas.
A Energia Geotérmica é produzida quando água subterrânea é aquecida quando passa por uma região sub superficial de rochas quente (reservatório de calor). A água aquecida ou o vapor resultante do processo é trazido até à superfície por furos feitos propositadamente para o efeito. Este processo pode ser natural ou pode ser introduzido artificialmente.
Já vários países usam este tipo de energia para produzirem electricidade. o maior exemplo disso mesmo é Reykjavík, capital da Islãndia, que é inteiramente aquecida pela energia geotérmica.
O problema deste tipo de energia é a sua localização, nem todos podem usufruir deste recurso. Um outro problema ainda se põe que é o facto de poder ocorrer a subsidência do solo nessas regiões onde se reira a água aquecida sem a repor. A Energia Geotérmica pode não ser a principal contribuinte para a produção energética no futuro, mas é muito bem vinda já que não polui e é sempre bom, não se estar dependente de apenas um tipo de recurso energético como sabemos.
Reflexão: A energia geotérmica cobre apenas 1% das necessidades do planeta. O aproveitamento de recursos geotérmicas apresenta múltiplas vantagens, uma vez que são pouco poluentes e, desde que são utilizadas de uma forma equilibrada, são recursos energéticos renováveis.
Fonte: http://www.ifangerconsultoria.com.br/potencial.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário