A fissão nuclear consiste no seguinte: os átomos do urânio-235,por exemplo, são "bombardeados" por neutrões; seus núcleos se fragmentam liberando enorme quantidade de energia. Essa fragmentação do núcleo do átomo atingido, por sua vez, dá origem a outros nêutrons, que vão bombardear os átomos vizinhos e assim sucessivamente, uma reacção em cadeia.
Esse processo, essa reacção em cadeia, tem de ser realizado de forma controlada, em condições de segurança absoluta, pois sua expansão desordenada pode causar terríveis catástrofes. O local apropriado onde ocorre essa fissão nuclear controlada chama-se reactor nuclear, peça fundamental de uma usina nuclear.
Essa fissão nuclear provocada no reactor da usina produz enormes quantidades de calor; esse calor por sua vez, será utilizado para aquecer uma certa quantidade de água transformando-a em vapor, a pressão desse vapor faz girar uma turbina que irá adicionar um gerador; este gerador converterá a energia mecânica, proveniente da turbina, em energia eléctrica.
Reflexão: Este texto é relativo à energia nuclear, que é originada por usinas nucleares baseadas na fissão, ou seja, a quebra ou a divisão do átomo. Para além disto, este texto explica ainda a forma como tudo acontece, ou seja o processo que dá origem à energia eléctrica, ou energia nuclear.
Sem comentários:
Enviar um comentário