5 de junho de 2010

Energia hidroeléctrica

Desde tempos muito antigos que o homem aproveitava a energia da água para mover máquinas. Os moinhos de água são o exemplo mais característico.
A energia da água também se utiliza para produzi electricidade. A electricidade é produzida nas centrais eléctricas, que são instalações onde existem grandes geradores de energia produzida pelo movimento da água; nas segundas é utilizado o calor obtido pela queima de um combustível, pela desintegração de núcleos de materiais radioactivos ou pelos raios solares.
Em Portugal, a energia hidráulica tem grande importância na produção de electricidade. Cerca de 6% da quantidade total dos vários tipos de energia de que necessitámos, no ano de 1982, foram obtidos a parti da energia hidráulica.
Portugal, em 1982, consumiu energia equivalente à que forneciam 10,4 milhões de toneladas de petróleo.
Se dividirmos esta quantidade pelo número de portugueses, a ti correspondem aproximadamente 1100 Kg de petróleo.


Reflexão: Quando usares energia, pensa se realmente necessitas de a utilizar. Não a desperdices ligando mais luzes do que as necessárias, acendendo os aquecedores indevidamente e imagina o que se podia fabricar com essa energia como a electricidade, um invento do homem, para se poder utilizar nas nossas casas ou nas fábricas. 

Fonte: Silva, A. ; Gramaxo F.; Santos M. ; Mesquita A. E Baldaia L. Porto Editora (2003), “ Terra, Universo de Vida”, Geologia  -11ºano. 
 


1 comentário:

  1. Este tipo de energias devia ter um melhor aproveitamento no nosso país.

    ResponderEliminar