24 de maio de 2010

Petróleo

O petróleo é um elemento indispensável à vida moderna. É a partir dele que se produzem os combustíveis que accionam os automóveis, camiões, comboios, barcos e aviões que existem na Terra. As centrais queimam combustíveis derivados do petróleo para produzir grande parte da electricidade de que o mundo precisa e muitas casas têm caldeiras a petróleo para aquecimento interno. O petróleo é também essencial para o fabrico de plásticos, têxteis e outros produtos. Para obter este líquido negro e espesso que existe no subsolo abaixo do leito do mar fazem-se furos ou poços profundos. Ao

Petróleo assim extraído chama-se «petró1eo bruto» ou «crude». Dele se obtém uma

diversidade de produtos químicos e vários tipos de óleos, como o óleo lubrificante.

O petróleo bruto, vindo de um depósito, e uma mistura de produtos químicos e diversos tipos de óleos que são depois aquecidos numa refinaria. Por este processo, separam-se os diversos produtos do petróleo, como a gasolina, óleos e vários, combustíveis e lubrificantes, produtos químicos e ainda o alcatrão para fazer estradas.



Onde se encontra o petróleo?

Pode encontrar-se petróleo em muitos locais, desde o Médio Oriente ao Árctico, mas todos eles foram há muito tempo cobertos pelo mar. Houve plantas pequenas que ficaram no leito do mar e foram cobertas por lamas. Essas lamas transformaram-se em camadas rochosas. O calor das rochas aqueceu as plantas durante milhões de anos e transformou-as em petróleo e gás natural.



Reflexão: Este texto é referente ao petróleo, tal como o próprio título o indica, e este texto refere-nos vários aspectos importantes relativos ao petróleo, onde este se encontra, o que é, como se utiliza, para quê e o porquê de ser utilizado. Para além disto, demonstra-nos ainda como é obtido o petróleo bruto, que provém de um líquido negro e muito espesso que existe no subsolo abaixo do leito do mar.

Fonte: http://jpff.no.sapo.pt/trabs/ciencias/recursos/recursosenergeticos.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário