27 de maio de 2010

O Carvão

O carvão é fundamentalmente, constituído por carbono e tem a sua origem em florestas que foram soterradas em épocas remotas.
Os carvões tem poder calorífico diferente, isto é, ao serem queimados, uns fornecem mais calor do que outros como já foi referido anteriormente.
Próximo de Rio Maior existe um jazigo de carvão de baixo poder calorífico (o lenhito), com cerca de 33 milhões de toneladas, o que constitui a maior reserva energética existente em Portugal.
Em Portugal das várias minas de carvão que já estiveram em actividade, só se mantém em exploração a do Couto Mineiro do Pejão, junto ao Rio Douro.
Nesta mina são exploradas, anualmente, 200 mil toneladas, que se destinam à Central Termoeléctrica da Tapada do Outeiro, situada nas margens norte do Rio Douro.
O carvão foi uma das fontes energéticas mais importantes do século passado. Depois da Segunda Guerra Mundial, e mesmo anteriormente, foi substituído pelo petróleo.
O carvão tornou possível a Revolução Industrial que teve lugar no século XIX.
Devido aos grandes aumentos de preços e às perturbações no abastecimento de petróleo, que têm ocorrido nos últimos anos, o carvão tende a ocupar a posição que já teve como fonte energética.



Reflexão: Como a quase totalidade do carvão que consumimos na produção de electricidade é importado, haverá necessidade de poupar, sobretudo através da racionalização do consumo de electricidade .

Sem comentários:

Enviar um comentário