As rochas metamórficas resultam da actuação dos factores de metamorfismo sobre rochas sedimentares, rochas magmáticas ou rochas metamórficas de baixo grau de metamorfismo. Os factores de metamorfismo são a temperatura, os fluidos de circulação, a pressão e o tempo. O grau de metamorfismo de uma rocha dependerá do factor de metamorfismo actuante e do grau de actuação de cada um desses factores. Um factor de metamorfismo como a pressão poderá originar rochas metamórficas de baixo ou de alto grau de metamorfismo, consoante o valor da pressão que foi exercido ou consoante o tempo que foi exercida a mesma pressão.
Formam-se a partir dos 30 km de profundidade no interior da Terra devido à elevada pressão e temperatura. A causa que leva à actuação dos diferentes factores de metamorfismo leva à ocorrência de um dos dois tipos básicos de metamorfismo – metamorfismo regional e o metamorfismo de contacto:
Regional: relacionado com a movimentação das placas tectónicas.
De Contacto: relacionado com proximidade a uma intrusão magmática.
Reflexão: Assim, as rochas metamórficas são aquelas que resultam da actuação dos factores de metamorfismo sobre as rochas sedimentares.
Os factores de metamorfismo são a temperatura, os fluidos de circulação, a pressão e o tempo. No entanto estes factores levam á ocorrência de dois tipos de metamorfismo: o chamado metamorfismo regional e o metamorfismo de contacto.
Fonte: https://www.infopedia.pt/$rocha-metamorfica
Sem comentários:
Enviar um comentário