Manila, 25 Dez (Lusa) - Um forte sismo de magnitude 6,2, segundo o Instituto de Geofísica Norte-Americano (USGS), ocorreu hoje no Sul das Filipinas semeando o pânico entre os habitantes, mas sem provocar vítimas ou danos materiais.
O epicentro do abalo registado às 03:20 (hora de Lisboa) localizou-se cerca de 55 quilómetros a sudeste da cidade de General Santos na grande ilha meridional de Mindanao.
Para medir a potência de um sismo, o USGS utiliza "a magnitude do momento" (Mw), que está directamente relacionada com os parâmetros do sismo (superfície e quantidade de deslizamento sobre a falha).
Nesta escala aberta, um sismo que atinge uma magnitude de pelo menos 6 é considerado como forte.
"Nós não esperamos danos significativos", afirmou no entanto Renato Solidum, do instituto filipino de Vulcanologia e Sismologia.
São esperadas réplicas após o abalo, que ocorreu a uma profundidade de 184 quilómetros, acrescen-tou.
Na cidade de General Santos, na ponta sul de Mindanao, os edifícios oscilaram provocando um movimento de pânico entre os habitantes, que se refugiaram nas ruas a rezar.
As Filipinas, um arquipélago que conta com mais de 7.000 ilhas, situa-se sobre a Cintura de Fogo do Pacífico, zona onde se encontram placas tectónicas, o que provoca uma forte actividade sísmica e vulcânica.
Fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1063319
Sem comentários:
Enviar um comentário