24 de março de 2010

5ª Paragem – Esposende, Ofir e Apúlia


A sul da foz do Rio Cávado, integrada na Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende, a Praia de Ofir, rodeada por dunas e pinhais, é um dos mais belos trechos do litoral norte de Portugal. Uma curiosidade natural é que os rochedos nas marés baixas emergem no mar e que pelo seu formato são popularmente designados por cavalos de Fão. Nos meses de verão a animação não pára. Durante o dia, os banhistas preferem a zona central da praia, enquanto os surfistas elegem a zona sul, com melhor ondulação. Pela noite dentro a agitação continua nos muitos restaurantes, bares e discotecas que rodeiam o areal.

 






Este é o esporão mais perto da Apúlia. A deriva litoral é de Norte para Sul e quando se constrói um esporão para acumular areia a N ele irá provocar erosão a S, que é o caso que vê nitidamente na figura.

 

No fim desta aula de campo, penso que todos devem ter ficado cansados mas também muito felizes pois o seu conhecimento melhorou e criou neles outro olhar acerca do que acontece geologicamente no nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário